FTD Educação e Google formam parceria inédita

Rodrigo Pimentel, diretor do Google for Education e Antonio Rios, diretor superintendente da FTD Educação | Foto © Elias Gomes

O Objetivo é oferecer plataforma e ferramentas digitais integradas para as escolas brasileiras

Com ênfase no ensino híbrido, solução facilita a comunicação e a aprendizagem dentro da sala de aula e fora dela. Anúncio da iniciativa será feito dia 10 de abril, em evento na capital paulista.

Para facilitar o uso da tecnologia nas escolas do país e permitir, cada vez mais, inovações, a FTD Educação uniu-se ao Google. Por meio da plataforma Google for Education, a Editora, referência em soluções educacionais há mais de 100 anos, oferece uma novidade para o ambiente escolar: uma solução inteligente, que integra conteúdos didáticos e pedagógicos da FTD Educação – além de sua experiência com milhares de escolas parceiras e seu conhecimento do mercado de Educação brasileira – ao pacote de recursos digitais da plataforma Google Education. O projeto conjunto será apresentado em um evento para convidados, no dia 10 de abril, segunda-feira, com a presença dos principais executivos do Google no Brasil e da FTD Educação.

A missão do Google for Education é criar tecnologia aberta e gratuita para tornar o aprendizado mais divertido e disponível a todos em qualquer lugar. O desafio é transformar a sala de aula em um ambiente inovador e agradável. Para isso, o G Suite for Education oferece a professores e alunos uma identidade digital, uma conta de acesso a ferramentas que facilitam o dia a dia da escola. A ferramenta mais popular entre os professores chama-se Google Classroom, aproximando o aluno do professor e permitindo acompanhamento de todo o processo do aprendizado, compartilhamento de informações, criação de turmas, distribuição de tarefas, além de dar feedbacks, entre outras atividades. O Classroom é uma solução inovadora usada por mais de 20 milhões de usuários no mundo.

“Ao se unir ao Google, a FTD Educação marca seu objetivo de estimular o protagonismo de crianças, jovens e educadores, por meio do conhecimento e da Educação, além de reforçar seu posicionamento como organização vinculada à inovação”, diz Antonio Rios, diretor superintendente da FTD Educação. Segundo Rios, a iniciativa faz parte da evolução da companhia, que há cerca de um ano mudou seu posicionamento de marca.

“Temos clareza de que a amplitude dessa parceria é muito grande, pois alia conteúdos, metodologia e inovação com um plano de ação e um caso de uso bem definidos para as salas de aula. Esse é o impacto real em Educação que o mundo necessita, e não somente modelos caros de licenciamento e tecnologia ainda fornecidos no mercado, com base em fórmulas ultrapassadas e sem um impacto mensurável”, afirma Rodrigo Pimentel, diretor do Google for Education no Brasil.

Com a parceria, as escolas contarão não só com o conjunto de ferramentas já oferecido pelo Google, mas também com complementações e personalização de módulos exclusivos e de conteúdos desenvolvidos pela FTD Educação Assim, haverá ainda um pacote de módulos digitais, livros digitais e conteúdos digitais de obras da FTD, além de outros produtos tecnológicos do portfólio da Editora, integrados com tecnologias inovadoras do Google, como, por exemplo, os Chromebooks, equipamentos desenhados para estimular a colaboração e o dinamismo da Sala de Aula, já presentes nas principais escolas do Brasil e do mundo.

Outras vantagens da solução FTD Educação e Google:

• Sinergia na capacitação e orientação dos colégios para uso dos recursos digitais.
• Experiência única de usabilidade no ambiente escolar, aliada ao conteúdo exclusivo da FTD – feitos sob medida.
• Gestão do ensino híbrido.
• Ferramentas para gestão de classes e realização de coworking.
• Facilidade na interação do ensino presencial com a complementação a distância.
• Soluções simples e palatáveis para o dia a dia escolar.
• Ferramentas que permitem o empoderamento do professor.