Filhos entediados em casa? Realize estas atividades divertidas

Filhos entediados em casa? Realize estas atividades divertidas

Como dizia meu pai: “uma criança saudável é uma criança travessa”. Sem dúvida, tinha muita razão, pois a maioria das crianças tem muita energia. Embora os pais dediquem todo seu tempo e esforço para mantê-las entretidas, parece que elas não se cansam facilmente e suas “pilhas” estão sempre carregadas; podem esgotar a qualquer um com sua iniciativa inata de querer explorar, aprender e se divertir.

Por experiência própria, sei que não é fácil para os pequenos dedicarem muito tempo a uma atividade, já que ao terem alcançado o objetivo, passam para outra coisa. Ou quando algo não lhes chama a atenção, deixam pela metade. Por isso, certamente já ouviu seu pequeno dizer que está entediado, algo que enche de culpa a qualquer um porque logo pensamos que a criança fica triste com isso.

Por essa razão, os pais fazem o que for necessário para evitar que digam que estão aborrecidos, e investem todo um esforço inexplicável para conseguir entretê-los, deixá-los felizes e alegres. Não bastam apenas os desenhos animados, os afazeres em casa, os videogames ou filmes; é todo um desafio para os pais conseguirem ter imaginação.

Mãe, estou chateado!

Os especialistas garantem que o tédio não é um fator que deva angustiar os pais, já que é o momento ideal para fazê-los explorar sua criatividade e imaginação. Estar aborrecido é o estímulo para que as crianças se esforcem em romper o esquema cotidiano, desafiando-se e explorando suas habilidades, para que de maneira inconsciente deem lugar à criatividade, inventividade e inovação.

Por isso, é conveniente deixar que os filhos aprendam por si sós a não ficar aborrecidos, sem necessidade de esforçar-se ao máximo e talvez contribuir para explorar sua criatividade e, uma vez que seu filho esteja envolvido, deixar que continue brincando.

Que atividades são recomendadas para que as crianças explorem sua criatividade e imaginação?

1 Cor no quarto

Algumas crianças pequenas gostam de pintar nas paredes; isso realmente gera um incômodo para os pais porque danifica a pintura e, portanto, representa um gasto desnecessário e não planejado.

Uma excelente opção para que as crianças se divirtam pintando as paredes de seu quarto será cobrir as paredes com qualquer tipo de papel que tenha em casa, como: cartolina, jornal, papel kraft ou outros. Uma vez que as paredes já estejam cobertas, dê-lhes lápis de cores, giz de cera ou tintas guache e aquarelas; dessa maneira os manterão entretidos. E o mais importante é que explorarão sua imaginação e criatividade.

2 Contar histórias

Muitas crianças pequenas estão na fase de aprendizagem, e ainda não sabem ler. No entanto, com a sua ajuda, eles podem maximizar a sua criatividade. Basta escolher sua história ou livro favorito e ler para eles. Terminada a leitura, convide seu pequeno a mudar a história, seja o início, o desenvolvimento ou o final, inclusive pode sugerir que faça um desenho representando o que mais gostou.

3 Balões em casa

A maioria dos pequenos gosta de brincar com bolas, mas fazê-lo dentro de casa representa um grande perigo porque muitas coisas podem ser quebradas. Por isso, será divertido deixá-los brincar com balões de todas as cores. Peça ao seu filho que ajude a inflá-los e depois comece a diversão; podem jogar tênis, futebol, basquetebol, o que quiserem. Além disso, você pode criar um “público” para encorajá-lo a ganhar, que serão seus brinquedos ou bonecos de pelúcia.

4 Cantar e dançar

Ouvir música deixa qualquer um alegre, por isso será uma atividade divertida convidar o seu pequeno para cantar e dançar as canções que ele mais gosta. Peça-lhe que invente passos de dança (coreografia) de uma canção. Ao finalizar o ensaio, seu pequeno fará sua apresentação como um artista. Para isso eu recomendo que você ambiente um espaço de sua casa e decore-o; inclusive prepare alguns sanduíches simples e bebidas refrescantes. Não esqueça de convidar os familiares (que for possível) para desfrutarem do espetáculo.

5 Plantando vida

Uma das atividades que mais entretém as crianças é brincar com terra e se sujar. Plante uma árvore ou qualquer tipo de planta que tenha à mão. Mesmo se você não tem nada disso consiga qualquer tipo de sementes como: girassol, laranja, limão ou pimenta. Dessa forma, ensinará seu filho a cuidar do meio ambiente e, ao mesmo tempo, ele explorará sua imaginação se divertindo ao máximo.

6 Um acampamento diferente

Convide seu filho a criar e inventar dentro de seu próprio quarto uma casa de campanha ou de acampamento; você só precisará de lençóis e travesseiros. Garanto-te que passará muitas horas divertidas explorando a sua criatividade ao máximo. Você pode ajudá-lo a ambientar seu “refúgio” dando-lhe um nome, fornecendo iluminação, livros ou gibis, entre outras coisas.

Convide seu filho para realizar essas atividades, para que ele não possa mais dizer que se sente entediado. Quanto mais longe estiver da televisão ou dos videogames, mais ele poderá pôr em prática as suas capacidades e habilidades, assegurando-lhe que estará se divertindo e aprendendo durante longas horas.

Via Família.com.br
Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original ¿Hijos aburridos en casa? Realiza estas actividades divertidas
Imagem: Freepik

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.