5 dicas de como preservar o meio ambiente no dia a dia

5 dicas de como preservar o meio ambiente no dia a dia

Cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós. Por isso, conscientizar as pessoas que esse cuidado não requer medidas difíceis e pode ser iniciado com ações individuais, pequenas e rotineiras, é essencial para que tenhamos um futuro próspero com ar puro, água limpa e fauna e flora ricas.

Pensando nisso, separamos para vocês 5 dicas de como preservar o meio ambiente diariamente, confira:

Use menos o carro:

Automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases como CO2, segundo o Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA), prejudicando assim o meio ambiente. Por isso, é importante que, para curtas distâncias, você opte pela bicicleta ou por fazer uma caminhada, reduzindo assim o impacto ambiental.
Não desperdice água e energia elétrica: Ao sair de casa, sempre desligue todas as lâmpadas e verifique se as torneiras estão bem fechadas. Além disso, não utilize mangueiras e diminua o uso de aparelhos como ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar.

Não compre ou maltrate animais silvestres:

É crime ambiental matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a devida permissão, autorização ou licença da autoridade competente, ou em desacordo com o documento obtido, segundo o Art. 29 da Lei de Crimes Ambientais, que declara detenção de seis meses a um ano e multa para esses tipos de crimes.

Jogue lixo no lixo:

Faça o descarte de forma correta. Muitos resíduos destinados ao lixo podem vir a ser reutilizados pela reciclagem. Por isso, é muito importante que todos façam a separação do lixo produzido e descarte-o no local adequado.

Plante em casa:

A horta domiciliar é uma excelente forma de reduzir o uso de embalagens, fazendo com que, indiretamente, se reduzam as emissões atmosféricas ligadas ao transporte dos alimentos. Além disso, representa um cultivo livre de agrotóxicos, que são nocivos à saúde.
A preservação ambiental é dever de todos. Faça a sua parte pelo nosso planeta!

Fonte: Sema.ma.gov.br

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.